Quantidade mínima de satélites para missão de voo com Drone (mapeamento aéreo)

Quem já precisou fazer o levantamento de uma área com o aplicativo DroneDeploy ou mesmo o 3Dsurvey Pilot e no momento do checklist de decolagem deu erro por falta de satélites?

 

Ou pior, o drone decolou e em seguida parou no ar, ou seguiu uma rota inesperada, ou ainda, como já aconteceu comigo também, na hora da decolagem ele subiu uns cinco cm, desligou a hélice e caiu (queda leve por conta da altura) no chão novamente?

 

Essas situações já ocorreram comigo em mapeamento utilizando o DroneDeploy, em áreas no município de Joinville, Araquari e Camboriú, em Santa Catarina. Isso porque é minha área de atuação, mas pode ocorrer em diversos locais, e quanto mais próximo de morros pior a situação.

 

Assim que ocorreu na primeira vez, eu fiz uma pesquisa e percebi que tanto o DroneDeploy quanto o 3Dsurvey Pilot precisam de sinal de no mínimo 10 satélites para permitir que o voo ocorra.

 

Depois em outras experiências percebi na prática com o DroneDeploy que isso é verdadeiro, e se o sinal estiver oscilando muito entre 10 e menos satélites, é melhor esperar uma maior estabilidade, pois o susto é grande quando o drone fica perdido no ar.

Como prevenir esse tipo de situação?

Acrescentar no seu checklist de voo, de olhar além de variáveis como o vento, nebulosidade e precipitação, também verificar a quantidade de satélites disponíveis na área de voo para o horário específico necessário. Utilize aplicativos como o Trimble GNSS Planning Online.

 

Compartilhe sua experiência nos comentários.

Precisando de serviços com drone em Araquari, Joinville, Jaraguá do Sul e Itapoá, ou municípios próximos? Entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *